01
Ago
2013
EXEMPLOS DE PERIODIZAÇÃO NA MUSCULAÇÃO VI
Por: Denis Foschini

 Periodização linear visando resistência muscular para alunos iniciantes, intermediários e avançados.


A figura 16 mostra uma periodização linear do treinamento de força para ganhos de resistência muscular adaptado de Rhea et al. (2003), com freqüência semanal de três vezes. Este modelo pode ser aplicado para iniciantes a avançados. No caso dos avançados, se possível, o descanso entre as séries e exercícios pode reduzido e os microciclos podem ser de apenas uma semana, induzindo a uma maior variabilidade das cargas. Para iniciantes podem ser utilizados microciclos de quatro semanas. Este mesmo treinamento pode ser aplicado duas vezes por semana, no caso, o aluno treinaria terça e quinta-feira, situação que acontece corriqueiramente nos trabalhos personalizados.

Exemplo de uma periodização linear para resistência muscular para alunos intermediários a avançados, cada, microciclo de apenas uma semana e maior variabilidade das cargas adaptado de Prestes et al. (2008) (Figura 17). Nas semanas com 30RM pode ser que o aluno não consiga manter o número de repetições máximas da segunda para terceira séries, assim o intervalo de descanso entre as séries poderá ser aumentado para dois minutos no máximo. A cada quatro semanas os ciclos são reiniciados e a ordem e/ou os exercícios podem ser modificados de acordo com as necessidades do aluno. O mesmo treinamento também poderia ser aplicado duas vezes por semana. Uma pergunta importante, o treinamento de resistência muscular pode ser parcelado?

A resposta é sim, caso o aluno seja intermediário a avançado e treine de quatro e seis vezes por semana esta pode ser uma boa opção. Desta forma, o aluno treinaria diferentes grupamentos musculares em cada dia de treino. A figura 18 mostra um treinamento linear A e B. Outros parcelamentos mediante a freqüência semanal podem ser realizados. Por fim, uma variação de ±2RM e também modelos em circuito podem ser aplicados nestes exemplos.


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